Clubes de futebol e seus produtos oficias

Nesta terça-feira o Chelsea eliminou de forma surpreendente o Barcelona pela semi-final da UEFA Champions League. Logicamente que uma classificação como essa traz muitos benefícios para a equipe inglesa, seja ela pelo prestígio (por ganhar do melhor time do mundo), pela história (pois finalmente o Chelsea pode se sagrar campeão do maior campeonato interclubes da Europa) ou pela receita (pois o prêmio para quem chega a final da UEFA Champions League é maior do que aquele que seria recebido em caso de eliminação).

Com certeza a felicidade pela vitória ainda predomina em Londres, mas o Chelsea não se deixou levar por ela e quer aproveitar a oportunidade de disputar mais uma final da UEFA Champions League e lucrar um pouco mais. Não contente somente com o aumento do prêmio que irá receber, o clube inglês aumentou a quantidade de camisas oficias em suas lojas (pois com certeza a procura aumentará) e ainda fez mais, eles produziram produtos comemorativos à participação da final.

Esta ideia do Chelsea não é inovadora e muito menos inédita. Mas o porquê estou falando dela aqui? Simplesmente pelo fato de que nenhum clube brasileiro age desta forma.

O que vemos por aqui são camisas comemorativas após um título ou de apoio quando o mesmo é rebaixado, agora, comemorar uma classificação importante ou algum fato paralelo, é muito raro de acontecer.

Lógico que alguns vão dizer que clubes fazem camisetas homenageando seus ídolos (como o Vasco fez recentemente com o Felipe e o Juninho) ou seus estádios (como o Internacional fez com o Beira-Rio), mas eu digo que precisamos de situações diferente, ou melhor, precisamos de tudo isso.

Hoje por exemplo, a Nike lançou em parceria com lojas de e-commerce a pré-venda da nova camisa oficial do Corinthians.

A ação é muito legal, até porque a camisa ainda nem foi divulgada, mas dai fico pensando: porque essa ação não foi feita pelo Corinthians em sua loja oficial? Infelizmente (ou felizmente) teve que ser o fornecedor de artigo esportivo do clube a tomar tal decisão e atitude.

O marketing dos clubes brasileiros melhoram muito de uns tempos para cá, é de se elogiar, mas ainda estamos longe dos clubes europeus, e algo como o que o Chelsea fez não demanda muita criatividade e muito menos recurso financeiro.

Escrito por

1 Comments para “Clubes de futebol e seus produtos oficias”

  1. thiago couto disse:

    só pra constar, a loja oficial do corinthians é a shoptimao.com.br uma loja da netshoes, a qual ta fazendoa pré-venda na loja oficial do corinthians e na sua propria tambem

Deixe uma resposta

Mensagem